quinta-feira, 27 de setembro de 2007

(Sou) Mais moda e sustentabilidade

Convidada pelo Senac Fortaleza, a pesquisadora e designer têxtil Lilyan Berlim realizou uma paletra, nesta útlima terça-feira, com o tema "Moda contemporânea e sustentabilidade". Objeto de sua tese de mestrado, Lilyan alertou para os perigos da indústria têxtil, apontada por ela, uma das maiores e mais poluentes do planeta. No entanto, citou diversas iniciativas de marcas conceituadas no mercado, como a Osklen, que já utiliza algodão orgânico nas produções de suas peças. A pesquisadora ainda ressaltou a importância de estilistas como Linda Loudermilk e Stella McCartney como referências da moda com preocupação sustentável e social.
Grifes como Edun, (RED), One, do cantor Bono Vox, e L.E.N.Y (Limited Edition NY) também abraçaram iniciativas que pretendem penetrar em questões mais densas, como a situação atual do continente africano e a preservação de animais.
No Brasil, Lilyan Berlim apresentou nomes como Ronaldo Fraga e Lino Villaventura como referências pela exaltação da identidade nacional.
Enfim, assunto que não foi esgotado em apenas duas horas de palestra. E muito mais será apresentado e discutido na Sala de Moda...

Lilyan Berlim é pesquisadora e designer têxtil atuando no desenvolvimento de estampas para diversas marcas como Tessuti, Animale, Carlos Tufveson, Ateen e outros ícones da moda carioca. Artista plástica e especialista em Arte e Educação, também é mestre em Ciência Ambiental. Coordena o curso de Estilismo da Escola de Moda Cândido Mendes, em Niterói (RJ), e leciona as disciplinas de Design Têxtil, Técnicas de Cores e Moda e Cultura Contenporânea.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria de saber se existe algum contato com a Lylian Berlim.
Estou morando na Alemanha e pretendo fazer um curso de design textil e business em Berlin.
Gostaria de poder conversar um pouco com ela.
Agradeço a atençao.

Raphaella Luppi